I made this widget at MyFlashFetish.com.

sexta-feira, 18 de junho de 2010

MAPEAMENTO TRAÇA PERFIL DE ESPAÇOS DE RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA



Ketu, Nagô, Ijexá, Umbanda, Angola, Jêje são algumas das nações a que pertencem terreiros de Candomblé, cujos perfis estão sendo delineados através do projeto Mapeamento dos Espaços de Religião de Matriz Africana, coordenado pela Sepromi. Desde o início da pesquisa em fevereiro, 395 terreiros foram cadastrados no Recôncavo (58) e no Baixo Sul (337). O objetivo é investigar quantos são e quais as características e condições de funcionamento de cada um deles, visando à elaboração de uma política estadual para o segmento.
“Mas, para que o diagnóstico seja fiel à realidade, é preciso que todas as lideranças religiosas participem do estudo”. Esse é o entendimento da coordenadora de Promoção e Defesa dos Direitos da Sepromi, Karine Limeira, segundo a qual, além da nação, o relatório final conterá dados sobre a origem e história dos terreiros, tempo de fundação, trajetórias de luta e resistência, condições físicas e de infraestrutura, recursos ambientais, assim como o perfil das autoridades religiosas no que se refere a sexo, raça e formação.
Ela explica que, por esse motivo, os terreiros que ainda não foram visitados devem entrar em contato com a coordenação do projeto através dos telefones (71) 3117-1557 ou 3117-1558. Desde fevereiro, 20 entrevistadores(as) estudantes universitários, estão em campo, coletando os dados que vão resultar em um relatório a ser disponibilizado através de uma publicação e no site www.sepromi.ba.gov.br. “Quanto mais casas forem contempladas, mais próximo da realidade será o diagnóstico feito a partir das informações coletadas”, completou Limeira.
Além da Sepromi, o projeto conta com a parceria da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir/PR), das prefeituras e de organizações da sociedade civil dos municípios envolvidos. Com previsão de conclusão em 15 meses, o mapeamento foi iniciado em dezembro de 2009, através do edital de seleção de estudantes para desenvolverem a pesquisa de campo. O objetivo é a coleta de informações consistentes, que permitam a construção de ações públicas, a montagem de projetos e programas. Visa ainda a formatação de políticas que atendam a necessidades específicas demandadas para cada secretaria de estado.
Municípios envolvidos
No Recôncavo, as entrevistas estão sendo feitas em Varzedo, Santo Antônio de Jesus, Muniz Ferreira, Nazaré, Dom Macedo Costa, Conceição do Almeida, Castro Alves, Sapeaçu, Muritiba, Cruz das Almas, São Felipe, Maragojipe, Saubara, São Félix, Cachoeira, São Francisco do Conde, Santo Amaro, Governador Mangabeira e Cabaceiras do Paraguaçu.
No Baixo Sul, a iniciativa contempla Camamu, Igrapiúna, Pirai do Norte, Gandu, Wenceslau Guimarães, Teolândia, Presidente Tancredo Neves, Valença, Jaguaripe, Aratuípe, Valença, Cairu, Tapeorá, Nilo Peçanha, Ituberá.



PUBLICAÇÃO 11/06/2010
FONTE: http://www.sepromi.ba.gov.br/modules/noticias/item.php?itemid=95
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Promoção da Igualdade do Estado da Bahia - SEPROMI
ascom@sepromi.ba.gov.br
(71) 3115-5142 / 3115-5132 / 9983 9721

Nenhum comentário:

Postar um comentário

DEIXE AQUI SEU COMENTÁRIO, QUEREMO OUVIR VOCÊ!